O deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA) utilizou a Tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia para denunciar as condições do Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, o Zoológico de Salvador. Segundo o republicano, o cenário é de total abandono, sujeira, falta de animais e encontra-se distante de uma estrutura plausível.
O parlamentar do PRB afirma que o zoológico da capital baiana é administrado pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) e a sua última reforma foi realizada em 1992. No entanto, o local carece de manutenção, higiene e infraestrutura. Arimateia advertiu para o fato de não só os animais estarem correndo riscos, mas os visitantes também, uma vez que o ambiente é propício para a proliferação do zika vírus, dengue e chikungunya.
“Salvador é a terceira maior capital do país e é inaceitável que os animais continuem expostos aos maus-tratos, abandono e descaso. O Zoológico se tornou um problema de saúde pública, que merece total atenção e sensibilidade”, apontou Arimateia.
Texto: Ludmilla Cohim / Ascom deputado estadual José de Arimateia
Foto 01: Setur BA / Foto 02: Ascom