Home / Itabuna e Região / Itabuna mantém rotina de vacinação de adolescentes contra HPV

Itabuna mantém rotina de vacinação de adolescentes contra HPV

Cartela Vacina HPV

A Secretaria Municipal de Saúde mantém rotineiramente em todas as unidades básicas e de saúde da família em Itabuna, a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A imunização é destinada a adolescentes com idade entre nove e 13 anos e garante proteção, principalmente contra o câncer de colo de útero, uma das doenças que mais atingem mulheres no Brasil.A coordenadora do Programa de Vacinação do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Gracilene Dias, informa que mesmo quem foi imunizado no ano passado deve se vacinar este ano, obedecendo ao período de seis meses entre uma dose e outra. Ela diz que é importante apresentar o Cartão de Vacina e um documento de identificação.

A coordenadora explicou que a vacina serve para imunizar contra os quatro subtipos do HPV: 6, 11, 16 e 18, até a dose de reforço. Para permitir que o público alvo seja atendido, a Secretaria Municipal de Saúde mantém estoque da vacina o ano inteiro em todas as unidades da rede pública onde o atendimento é feito das 7 às 17 horas de segunda à sexta-feira.

O secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, ressaltou a importância da imunização ao explicar que a vacina contra o HPV é imprescindível para a redução dos casos de câncer em mulheres. Segundo disse, o câncer de colo de útero é a quarta causa de morte entre as mulheres brasileiras. “A melhor forma de evitar é a prevenção. A vacina não tem contra indicação e nem efeitos colaterais”, garantiu.

Além disso, verifique

Três pessoas são baleadas durante show de banda gospel em Eunápolis

Share this on WhatsApp   Pânico e corre-corre durante um show de música evangélica, no ...

Deixe um Comentário