Home / Destaque / Arimateia ressalta Dia Nacional dos Ostomizados

Arimateia ressalta Dia Nacional dos Ostomizados

foto-arimateia-plenario

O deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), que também é vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, utilizou o Plenário da Casa, na tarde desta quarta-feira (16), para falar do Dia Nacional dos Ostomizados, celebrado hoje. Na oportunidade, o parlamentar, idealizador da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins pediu ao Governo do Estado mais sensibilidade com os mais de cinco mil pacientes na Bahia.

Arimateia destacou o Projeto de Lei 21.050/2014, de sua autoria, que obriga a confecção de material e a afixação do símbolo específico do ostomizado, com informativo em todo estabelecimento público e privado, e destacou ainda a relevância da aprovação deste PL e da descentralização da prestação dos serviços aos pacientes.

Segundo informações da Associação Brasileira de Ostomizados (Abraso), a ostomia deve ser classificada como uma cirurgia para construir um novo trajeto para a saída das fezes ou da urina. Com a intervenção, é criado um ostoma (ou estoma) na parede abdominal, pelo qual as fezes e a urina são expelidas.

“As autoridades precisam se sensibilizar com os ostomizados e entender as necessidades desses pacientes. É de extrema importância a criação de banheiros adaptados em instituições médicas e locais públicos, como também o lançamento de campanhas educativas com o assunto, porque tanto a sociedade, como também profissionais de saúde precisam, juntos, terem conhecimento sobre o tema em questão”, opinou Arimateia, ressaltando a importância da aprovação do Projeto de sua autoria em prol dos ostomizados.

Texto: Ludmilla Cohim

Foto: Cristiana Oliveira

http://pastorjosedearimateia.com.br/sem-categoria/arimateia-ressalta-dia-nacional-dos-ostomizados/

Além disso, verifique

Conquista: Suspeitos de matar pastora têm prisão decretada; pastor continua foragido

Share this on WhatsApp Os dois pastores, um ainda foragido, e o vigilante acusados de ...

Deixe um Comentário