Home / Destaque / Arimateia ressalta Dia Nacional dos Ostomizados

Arimateia ressalta Dia Nacional dos Ostomizados

foto-arimateia-plenario

O deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), que também é vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, utilizou o Plenário da Casa, na tarde desta quarta-feira (16), para falar do Dia Nacional dos Ostomizados, celebrado hoje. Na oportunidade, o parlamentar, idealizador da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins pediu ao Governo do Estado mais sensibilidade com os mais de cinco mil pacientes na Bahia.

Arimateia destacou o Projeto de Lei 21.050/2014, de sua autoria, que obriga a confecção de material e a afixação do símbolo específico do ostomizado, com informativo em todo estabelecimento público e privado, e destacou ainda a relevância da aprovação deste PL e da descentralização da prestação dos serviços aos pacientes.

Segundo informações da Associação Brasileira de Ostomizados (Abraso), a ostomia deve ser classificada como uma cirurgia para construir um novo trajeto para a saída das fezes ou da urina. Com a intervenção, é criado um ostoma (ou estoma) na parede abdominal, pelo qual as fezes e a urina são expelidas.

“As autoridades precisam se sensibilizar com os ostomizados e entender as necessidades desses pacientes. É de extrema importância a criação de banheiros adaptados em instituições médicas e locais públicos, como também o lançamento de campanhas educativas com o assunto, porque tanto a sociedade, como também profissionais de saúde precisam, juntos, terem conhecimento sobre o tema em questão”, opinou Arimateia, ressaltando a importância da aprovação do Projeto de sua autoria em prol dos ostomizados.

Texto: Ludmilla Cohim

Foto: Cristiana Oliveira

http://pastorjosedearimateia.com.br/sem-categoria/arimateia-ressalta-dia-nacional-dos-ostomizados/

Além disso, verifique

Itabuna-Ba: Moradores do Góes Calmon ficam sem energia após queda de árvores em fiação elétrica

Share this on WhatsApp Moradores do bairro Góes Calmon em Itabuna, ficaram sem energia após ...

Deixe um Comentário