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É isso que acontece no seu corpo quando você come um pão branco

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Uma das primeiras medidas comuns tomada por quem inicia uma dieta é cortar do cardápio o consumo do tradicional pão branco. Engana-se, porém, quem acredita que o carboidrato presente no alimento é o grande vilão do emagrecimento e da saúde.

O principal motivo pelo qual o pão branco não combina com perda de peso é que o alimento é produzido com farinha branca, resultado do grão de trigo polido industrialmente, que retira a película que reveste o grão, fazendo com que ele perca nutrientes, normalmente mantidos em sua versão integral.

O que acontece com o pão branco no estômago?

Logo que chega ao estômago, o pão branco passa pouco tempo no órgão e é rapidamente digerido e absorvido. Sua rápida digestão, ao contrário do que se pode imaginar, não é algo positivo, pois provoca um alto pico de glicose no organismo.

Efeito do pão branco na corrente sanguínea

Na corrente sanguínea, o pico de glicose provocado pela ingestão do pão branco gera um nível elevado de secreção de insulina, processo que faz com que você sinta fome mais rapidamente. Ou seja, por não garantir saciedade, o pão branco atrapalha a dieta por aumentar as chances de você necessitar fazer uma nova refeição.

Pão branco x pão integral

Nem todo mundo sabe, mas o pão branco e o integral podem até ter a mesma quantidade de carboidratos, mas a diferença que vai trazer resultado na dieta está na farinha utilizada no preparo. O pão integral traz mais benefícios à saúde e ao emagrecimento porque permanece no estômago por mais tempo, reduzindo a velocidade em que a glicose entra no sangue e mantendo a secreção mais estável de insulina.

A saciedade garantida no consumo de alimentos integrais é bem maior, o que contribui para o controle do apetite. Para se ter uma ideia, o pão branco pode ser absorvido em cerca de 30 minutos, enquanto sua versão integral pode demorar até 2 horas para realizar o mesmo processo.

Por que evitar a farinha branca

Por passar por um processo de “limpeza” na indústria, a farinha branca perde nutrientes e se transforma em um alimento de alto índice glicêmico, fazendo com que tenha no organismo ação semelhante ao açúcar ao elevar a taxa de glicose no sangue. Por isso, a ingestão excessiva do produto é associada ao aumento de triglicérides e incidência de diabetes, obesidade e doenças crônicas.

Refinada, a farinha de trigo perde 80% de sua quantidade de fibras, responsáveis por garantir saciedade, fazendo com que você sinta menos fome, e por melhorar o controle de doenças, reduzir o risco de câncer e regularizar o funcionamento do intestino.

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