Home / Destaque / José de Arimateia promove Sessão Especial e Feira de Adoção Animal na ALBA

José de Arimateia promove Sessão Especial e Feira de Adoção Animal na ALBA

Pelo sexto ano consecutivo, o deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), defensor assíduo da causa animal, promoveu nesta quinta-feira (dia 16), a Sessão Especial pela passagem do Dia Nacional dos Animais, celebrado anualmente no dia 14 de março. Para abrir as ações, a Feira de Adoção Animal movimentou a Assembleia Legislativa da Bahia e permitiu que oito animais passassem a ter um lar.

Já o Plenário foi palco de grandes discussões pautadas em destacar a atual situação dos animais no estado da Bahia, assunto também relacionado a um problema de saúde pública, que afeta o meio ambiente, a população dos animais e seres humanos. Este ano o parlamentar priorizou também explanar sobre a adoção responsável e o bem-estar e maus tratos a equinos na Bahia.

Para o proponente das ações o Dia Nacional dos Animais precisa ser visto pelos humanos, como um marco de consciência e reflexão. Um momento para pensarmos em atitudes e responsabilidades sobre seres menos favorecidos racionalmente, menos autossuficientes e mais indefesos.

Segundo Arimateia dentro deste âmbito existe um quadro que, infelizmente, ainda não teve mudanças positivas. Em seu pronunciamento ele lembrou que cerca de cem mil cães e gatos vivem em condições de abandono em salvador. Por outro lado, trinta milhões moram nas ruas do país, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). “A adoção de um animal é um ato de amor, mas requer planejamento e muita responsabilidade, portanto, atentar-se antecipadamente a algumas regras da posse responsável de cães e gatos pode evitar ou pelo menos ajudar a diminuir os altos índices de abandono destes seres”, incentivou.

Na Tribuna, o deputado Arimateia, pediu ao Governo do Estado que aprovasse o Projeto de Lei 20444/2013, de sua autoria, que obriga o atendimento veterinário gratuito aos animais da população carente em todo o Estado, além da sua Indicação para a construção de um Hospital Público Veterinário na Bahia.

O parlamentar entregou na Assembleia, no último mês de fevereiro, dois Projetos de Lei. Um foi criado com a finalidade de instituir o “Disque Denúncia de Maus Tratos aos Animais” no âmbito do Estado da Bahia. O outro determina o pagamento de multa aos atos de crueldade cometidos contra animais. “A ideia é criar um mecanismo para formalizar as denúncias e centralizá-las num mesmo setor, oferecendo à sociedade dados importantes, impondo às autoridades competentes a necessidade de apurar as ações e punir os responsáveis”, explicou Arimateia.

De forma detalhada, a coordenadora da Organização Não Governamental Célula Mãe, Janaína Rios, que é ativista da causa há 18 anos, falou sobre do trabalho diário realizado na periferia da capital baiana. No ensejo, ela afirmou que tem cobrado insistentemente a liberação do recurso destinado ao Projeto de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos Semi-domiciliados e Abandonados em Salvador e Região Metropolitana de Salvador (RMS). “Conto com a sensibilidade do Secretário de Saúde, Fabio Vilas Boas, porque estamos também falando de Saúde Pública, questão prioritária. As Políticas Públicas devem parar de excluir os excluídos”, opinou.

O Diretor das duas unidades do Hospital Veterinário da cidade de São Paulo e representante da Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (ANCLIVEPA), Lucas de Araújo Freitas, apresentou à comunidade baiana o projeto de serviços veterinários gratuitos oferecidos à população da cidade de São Paulo. Ele falou que as instituições atendem 450 animais por dia com 40 cirurgias também diariamente, e concretizam o atendimento emergencial de cães e gatos vítimas de atropelamento, doenças degenerativas, parasitárias, infecciosas, transmissíveis ao homem ou não. “Fico extremamente feliz em saber que o deputado Arimateia tem uma Indicação para a implantação de um Hospital Público Veterinário na Bahia. O cuidado com o animal deve ser definitivamente encarado como prioridade no Brasil”, explicou Lucas.

Também participaram da Sessão Especial, o professor e veterinário em Ciência Animal nos Trópicos pela Universidade Federal da Bahia, Domingos Rodrigues Dias, a presidente da Associação Protetora dos Animais em Feira de Santana, Maria das Graças, da Sub Gerente de Ações Básicas do Centro de Controle Zoonoses, Ana Galvão, o coordenador de Imunização da Secretaria de Saúde do Estado, Ramon Saavedra.

Link: http://pastorjosedearimateia.com.br/animais/jose-de-arimateia-promove-sessao-especial-e-feira-de-adocao-animal-na-alba/

Texto: Ludmilla Cohim

Fotos: Cris Oliveira 

Além disso, verifique

Bahia: Motorista morre após caminhão tombar em ribanceira

Share this on WhatsApp O motorista de um caminhão morreu após o veículo tombar em ...

Deixe um Comentário