Home / Bem Estar / 10 dicas para economizar dinheiro nas compras da dieta

10 dicas para economizar dinheiro nas compras da dieta

frutas-11

Você não estava enganado esse tempo todo: fazer dieta pode, sim, pesar mais no bolso do consumidor. “A indústria brasileira tem o costume de tirar vantagem dos alimentos com características mais saudáveis. Um exemplo é o arroz integral, que mesmo passando por menos processos industriais e, consequentemente, tendo menos custos para a indústria, ainda assim custa quase o dobro do valor do arroz branco, que passa por inúmeros processos na indústria para se obter o produto final”, conta a nutricionista Tathiane Ferreira.
1. Frutas e legumes da estação
Você sabia que apostar em alimentos da estação ajudam a economizar? E não para por aí: “Comprando alimentos da safra, conseguimos preços melhores em uma fruta ou legume de ótima qualidade e até mais nutritivos”, destaca a nutricionista Mariana Amaro, da rede dr.consulta. Veja quais são as frutas e legumes típicos de cada época do ano.

2. Feira tem hora certa para economizar
Em geral, as feiras concentram alimentos com bastante qualidade, porém, o preço nem sempre é convidativo. Uma alternativa, de acordo com Tathiane, é buscar bons itens durante a xepa, aquele momento próximo ao final do horário de funcionamento da feira. Nessa hora, aproveite para negociar bastante os valores, uma vez que o feirante vai querer vender tudo o que restou logo.

3. Não perca as promoções
Essa parte pode ser um pouco chatinha, mas só até você ver o quanto conseguirá economizar. Todos os tipos de mercados costumam separar um dia da semana para centralizar as promoções de legumes ou de carnes, por exemplo. Fique de olho!
4. Evite alimentos já higienizados e cortados
São mais práticos? Muito mais! Mas também são mais caros? Com certeza. “A indústria acaba cobrando por este serviço de higienização e, além disso, essa limpeza pode acabar retirando partes do alimento que poderiam ser utilizadas, como as folhas dos brócolis e da beterraba”, destaca Tathiane.

5. Armazenamento correto evita desperdício
Após comprar os alimentos, busque entender qual a forma de armazenamento que os farão durar por mais tempo. Dessa forma, você evita que eles estraguem muito rápido e acabem indo para o lixo.

6. Compre da marca do mercado
As prateleiras do mercado trazem muitas opções de marcas, inclusive a fabricada pelo próprio mercado. Que tal em vez de comprar aquela marca famosa, você dar uma chance para o produto feito pela própria rede de supermercados? Mais econômicos, esses produtos podem surpreender pela qualidade.

Dieta para perder barriga: cardápio e alimentos que ajudam a reduzir gordura
7. Coma mais em casa
Parece óbvio, mas não só o seu bolso vai agradecer, como a sua própria saúde. “Tente comer mais em casa, planejando as suas refeições. Essa é uma opção mais econômica, menos gordurosa, menos condimentada e mais saudável”, lembra Mariana.

8. Lugar de cascas e talos NÃO é no lixo
Existem muitas receitas em que os protagonistas são justamente elas: as cascas e os talos dos alimentos. Aproveitar ao máximo as frutas e legumes que comprar é uma forma de fazer esses alimentos renderem ao máximo, evitando desperdício e gastos desnecessários. “Pode ser usada a casca de banana, você pode comer a cenoura com a casca, a batata com a casca. Também é possível fazer compotas de casca de abacaxi, de melancia ou de laranja, por exemplo, usando adoçante”, dá a dica Mariana.
9. O preço da carne vermelha está alto? Vá de frango
“O frango é mais em conta, tem um bom valor de proteínas de boa qualidade e você ainda consegue escolher cortes magros com mais facilidade”, conta a nutricionista da rede dr. consulta.

10. Organize-se
“Para toda dieta, a palavra-chave é organização. É importante organizar a lista de mercado, para não se perder e comprar coisas desnecessárias. Planeje o que vai comer na semana, quais lanches vai levar, onde vai comer e selecione as opções mais em conta, para fazer uma compra mais racional e conseguir economizar”, finaliza Mariana.

Além disso, verifique

Boldo melhora os sintomas do coronavírus? Não caia nessa!

Share this on WhatsApp Em meio à maior pandemia das últimas décadas, todo mundo está atrás ...

Deixe um Comentário