Home / Bem Estar / Pneumonia, fratura e mais causas de dor nas costas ao respirar: como identificá-las?

Pneumonia, fratura e mais causas de dor nas costas ao respirar: como identificá-las?

Engana-se quem acha que sentir dor ao respirar é normal, seja ela uma pontada ou um aperto. O problema pode ser indício de doenças e traumas graves e, por este motivo, merece uma investigação minuciosa.

Dor nas costas ao respirar: o que pode ser?

Segundo o ortopedista Clóvis Castanho Silveira Junior, do Hospital Moriah, sentir dor nas costas ao respirar indica algum dos seguintes quadros:

Dores musculares

O especialista explica que na maioria das vezes esse incômodo tem origem muscular e pode ser causado por exercícios físicos, má postura, movimentos bruscos, dormir em posições erradas, entre outros fatores.

No entanto, dores frequentes ou por mais de duas semanas não são normais e merecem atenção. Fique atento principalmente se houver outros sintomas concomitantes, uma vez que isso pode indicar algo mais grave por trás do sintoma.

Doenças no pulmão

doenca pulmonar 0417 400x800

Esse incômodo é um indício de que o indivíduo pode apresentar alguma doença do pulmão, como pneumonia ou pneumotórax, que é o acúmulo de ar entre as pleuras, camadas que revestem o órgão.

Contudo, o sintoma não costuma vir sozinho, mas acompanhado de outros. Dor nas costas ao respirar e falta de ar, febre ou tosse são sinais muito comuns de quadros graves e que merecem auxílio médico imediato.

Fratura na costela

fratura na costela raio x 0417 400x800

Se você está sentindo dor nas costas ao respirar e alguns dias antes teve algum trauma no tronco, como quedas ou batidas, desconfie de fratura na costela. Esse problema também apresenta outros sintomas como dor no peito, hematoma e inchaço.

Nestes casos, o ideal é se busque ajuda médica imediatamente após o trauma, visto que ele oferece risco de lesões em órgãos internos, como o pulmão e o coração.

Dor nas costas ao respirar: o que fazer?

fisioterapia sessao 0317 400x600
LORENA FERNANDEZ/SHUTTERSTOCK

O tratamento depende das causas por trás do incômodo. Caso seja resultante de fratura nas costelas, o médico poderá indicar repouso, compressas geladas, bandagem, terapia magnética ou medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos.

Se for fruto de problemas pulmonares, os cuidados pode incluir remédios para dor, antibióticos, anti-inflamatórios, fisioterapia respiratória e oxigênio suplementar.

Aliviar dor nas costas muscular é mais simples e possível através de mudanças de postura, perda de peso, troca de colchão da cama com mais de 10 anos de uso e prática de atividades físicas. Se mesmo assim o incômodo não passar, é preciso recorrer a um ortopedista que avaliará o caso, fará exames e indicará medicamentos, além de terapias como RPG, quiropraxia, acupuntura e fisioterapia.

Além disso, verifique

Margarina x manteiga: qual a melhor opção para a saúde?

Share this on WhatsApp Manteiga ou margarina? Com certeza a dúvida já passou pela sua ...

Deixe um Comentário