Home / Bem Estar / Duas bananas por dia: Estudo revela mais benefícios dessa fruta em nossa vida!

Duas bananas por dia: Estudo revela mais benefícios dessa fruta em nossa vida!

Banana com aveia, banana com mel, bolo de banana, vitamina de banana e até farinha de banana! No Brasil, é banana para dar e vender! Por isso, o que não faltam são opções para incluir uma das frutas mais populares e consumidas no país no seu dia a dia. Fonte de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, a ciência nutricional aponta que ingerir duas bananas por dia pode trazer mais benefícios do que você imagina, dentre eles, aumentar a disposição do corpo e reduzir os níveis de estresse do cotidiano!

Gostosa, versátil e nutritiva, são algumas das tantas características que definem a nossa querida banana. E, em nossa busca por uma alimentação saudável e equilibrada, a resposta para o seu bem-estar consiste em comer duas bananas por dia! Segundo estudos recentes da Nurses’ Health Study II (NHSII), da Universidade de Harvard, nos EUA, o consumo diário da fruta inclui bons níveis de proteínas, fibras alimentares e vitaminas necessárias para que as funções do nosso corpo funcionem de maneira correta. A nutricionista Daniella Chein explica:

“Banana é uma poderosa fonte de potássio, esse nutriente é essencial para o bom funcionamento das válvulas sanguíneas, pois evita o acúmulo do sódio, o que faz aumentar muito pressão arterial. A banana está sendo muito consumida também por quem pratica atividades físicas, pois conseguimos fazer diversas receitas fitness com a fruta. Além disso, seu consumo ajuda na prevenção das cãibras musculares. Por isso essa ingestão diária da banana é indicada”, explica a profissional.

Confira 6 benefícios de comer 2 bananas por dia

1 – Fornece energia: Seja para a prática de exercícios físicos ou para as atividades cotidianas, comer duas bananas por dia irá contribuir para que os nutrientes ingeridos se tornem energia para dar um up nas suas atividades. A disposição gerada inclui consumir a fruta in natura ou acrescida com outros alimentos, como aveia, mel, linhaça e iogurte, por exemplo.

2 – Diminui os níveis de estresse: Fonte de triptofano, essa substância é responsável na participação dos hormônios que melhoram o humor (serotonina), combatem a depressão e proporcionam um bom relaxamento. Os minerais magnésio e cálcio também se tornam eficazes nessa prática, amenizando o estresse e a ansiedade do dia a dia.

3 – Combate a anemia: Por possuir ferro em sua composição, quando ingerimos duas bananas diariamente, aumentamos a quantidade do mineral ingerida, suprindo as nossas necessidades básicas. Para turbinar essa absorção, você pode combinar a banana com frutas e alimentos ricos em vitamina C, para ocorrer a biodisponibilidade dos nutrientes.

4 – Melhora o sistema cardiovascular: Comer duas bananas por dia também pode deixar o seu coração saudável, livre de enfermidades. Fonte de potássio e cálcio, a banana ajuda a regular os níveis da pressão arterial, prevenindo o derrame ou um ataque cardíaco.

5 – Regular o intestino: Fonte de fibras alimentares, o consumo da banana ajuda a tornar o intestino saudável, prevenindo a constipação. Em caso de prisão de ventre, recomenda-se o consumo da banana bem madura, já nos casos de diarreia a banana verde irá ajudar no controle.

6 – Favorece o emagrecimento saudável: As fibras encontradas na composição da banana, atua proporcionando saciedade e impedindo que comamos mais do que precisamos. Por isso, ao ingerir duas bananas por dia, no intervalo das refeições, irá diminuir o apetite para a próxima ingestão alimentar.

Banana contra os sintomas da TPM

Com tanto benefícios, a banana ainda agrada e favorece o público feminino que sofre com as alterações hormonais e os sintomas de TPM. Fonte de glicose, vitaminas do complexo B e outras substâncias, o consumo diário da fruta ajuda a manter os hormônios femininos equilibrados, diminuindo as variações de humor, a irritabilidade comum nesse ciclo e amenizando aquela vontade incontrolável de comer doce.

*Daniella Chein (CRN 2003100646) é formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett e atua no Rio de Janeiro.

Além disso, verifique

Veja 15 motivos impressionantes para comer maçãs!

Share this on WhatsApp Muitos de nós esqueçamos que, às vezes, as respostas mais simples ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *