Home / Política / Arimateia discute na ALBA panorama da saúde digestiva na Bahia

Arimateia discute na ALBA panorama da saúde digestiva na Bahia

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins da Bahia e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Estadual, José de Arimateia (PRB-BA), irá promover no Parlamento Baiano, uma Audiência Pública pelo Dia Mundial da Saúde Digestiva: Panorama da Saúde Digestiva na Bahia. A ocasião será nesta terça-feira, dia 22, às 10 horas, na sala Eliel Martins, localizada na ALBA, e promete discutir questões de saúde relacionadas ao aparelho digestivo. Para a Organização Mundial de Gastroenterologia em média 20% da população mundial apresenta problemas intestinais, 90% não buscam um especialista para tratamento.

O idealizador do ato lembrou que o Dia Mundial da Saúde Digestiva é exaltado anualmente em 29 de maio, de acordo com o calendário de ações educativas da Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO). Para ilustrar a relevância da audiência, o deputado Arimateia lembrou que dados da Sociedade Brasileira de Oncologia classificam o câncer como uma das principais causas de morte em âmbito mundial: a cada ano, 8,2 milhões de indivíduos vão à óbito em decorrência da enfermidade. “A estimativa é de 25,4 mil casos de câncer na Bahia. Neste contexto pensamos na audiência para tornar o assunto público e orientar os baianos sobre diagnósticos e tratamentos adequados. É preciso despertar a comunidade para um estilo de vida e hábitos saudáveis, especialmente no que se refere a uma alimentação equilibrada”, alertou Arimateia.

O evento contará com a palestra intitulada “Prevenção do Câncer Gastrointestinal: O que fazer?”, que será realizada pelo especialista em: cancerologia, cirurgia digestiva, cirurgia geral, terapia nutricional, presidente da Associação de Medicina Baiana (ABM), professor da Clínica Cirúrgica da Unifacs, além de também presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia, Robson Moura.

Texto: Ludmilla Cohim

Fotos: Cris Oliveira

Além disso, verifique

Política: Especialistas preveem 2º turno com Bolsonaro e Haddad

Share this on WhatsApp Especialistas consultados pelo site Bocão News acreditam que o mais provável ...

Deixe um Comentário