Home / Esporte / CBF admite não ter pedido no prazo liberação de jogadores para clubes à Fifa

CBF admite não ter pedido no prazo liberação de jogadores para clubes à Fifa

O jogador Dudu, da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador Nandez, do CA Boca Juniors, durante partida válida pela fase de grupo, quarta rodada, da Copa Libertadores, no Estádio La Bombonera.

A polêmica que envolveu a Confederação Brasileira de Futebol (CBF)  com a não-permissão de que jogadores que estejam na lista inicial de convocados para a Copa do Mundo possam jogar competições nacionais segue. Nesta quinta-feira (24), o jornal ‘Folha de São Paulo‘. publicou que a entidade admitiu que perdeu o prazo para pedir à Fifa que jogadores que estejam na lista e jogassem no futebol brasileiro pudessem disputar normalmente o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

A Fifa havia estabelecido a data-limite do prazo para 15 de junho de 2017. Tal pedido não foi feito pela CBF por se entender que não se poderia requisitar a liberação destes jogadores com um ano antes da Copa se realizar. Com o fim do prazo, a CBF não fez qualquer menção a pedir a liberação destes atletas.

A entidade máxima do futebol brasileiro agora se movimenta para pedir a liberação destes jogadores junto à Fifa. O caso ganhou dimensões enormes após o anúncio feito pelo Palmeiras de que o atacante Dudu não poderia enfrentar o América-MG, na última quarta-feira (23), pela Copa do Brasil. Justamente pela Fifa não permitir que o atacante, que faz parte da lista inicial de 35 nomes, pudesse atuar em competições nacionais.

As regras da Fifa para as convocações proíbem que atletas que estão nesta lista joguem a partir de 20 de maio. A única exceção são para as competições continentais. Conmebol e Uefa conseguiram tal exceção para partidas de suas respectivas competições. Caso a CBF não consiga liberação, clubes poderão ser desfalcados de atletas nas rodadas do Brasileirão que precedem a Copa.

A CBF não divulgou oficialmente a lista dos 35 jogadores enviada à Fifa para a Copa do Mundo. Além de Dudu, o zagueiro Dedé (Cruzeiro) é um dos nomes confirmados na lista de suplentes enviada por Tite. Rodrigo Caio (São Paulo) e Alex Sandro (Juventus) também estariam nesta ‘lista reserva’.

(Crédito da foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

Além disso, verifique

Justiça mantém proibição e torcedores do Vasco não podem ir a estádios

Share this on WhatsApp O juiz em exercício no Juizado do Torcedor e Grandes Eventos ...

Deixe um Comentário