Home / Política / Arimateia se pronuncia sobre a crescente violência contra o idoso

Arimateia se pronuncia sobre a crescente violência contra o idoso

Um em cada seis idosos sofre alguma forma de abuso no mundo. Preocupado, o deputado estadual, José de Arimateia (PRB-BA), coordenador da Subcomissão de Saúde e Atenção ao Idoso, utilizou o Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na tarde desta quarta-feira (dia 13), com o intuito de sensibilizar a população baiana acerca da batalha pelas várias formas de violência cometida contra pessoas da terceira idade, ou seja superior a 60 anos. O pronunciamento ocorreu na semana em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra o Idoso, exaltado no próximo dia 15 de junho.

Em seu pronunciamento, o deputado ressaltou dados da Organização Mundial de Saúde divulgados em 2017. A previsão do órgão é de que este índice cresça, pois o estudo aponta que quase 16% dos idosos já foram submetidos a abusos psicológicos (11,6%), abusos financeiros (6,8%), negligência (4,2%), abusos físicos (2,6%) ou abusos sexuais (0,9%).

“Frente a este triste panorama, sinto-me na obrigação de sensibilizar a sociedade baiana, naturalmente incluída neste quadro, para a questão do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar desta parcela da nossa população. A exemplo disso, um importante Projeto de Lei do Poder Executivo, do qual fui relator, foi aprovado no ano de 2013 pela Assembleia Legislativa da Bahia, criando a Política Estadual da Pessoa Idosa, por meio da lei 12.925”, ressaltou Arimateia, advertindo os idosos que a violência muitas vezes acontece em silêncio, por meio de agressões físicas, mentais e emocionais.

O republicano pontuou a sua luta em defesa dos idosos através de Sessões Especiais anuais, Audiências Públicas, como por exemplo a que debateu o superendividamento do idoso, além da discussão sobre o equacionamento do Plano Petros, que vem trazendo consequências severas à saúde e à vida financeira de aposentados e pensionistas do Sistema Petrobras. Ele advertiu ainda sobre a importância da aprovação dos Projetos de Lei de sua autoria, como o 12.367/2001, que propõe a criação da Delegacia de Proteção ao Idoso e Indicações, como a 18.698/2011, que solicita a implantação do Instituto do idoso, além das que propõem a criação da Delegacia do Idoso na cidade de Feira de Santana, a construção do Hospital do Idoso e Casas de Convivência para idosos vítimas de violência no estado da Bahia.

 

Além disso, verifique

Deputado Arimateia apresenta Moção de Repúdio pelo extermínio de cães de rua em cidades sede da Copa do Mundo na Rússia

Share this on WhatsApp O deputado estadual, defensor assíduo dos animais no estado da Bahia, ...

Deixe um Comentário