Home / Destaque / Designer do troféu Maria Felipa é destaque na promoção da estética do povo negro

Designer do troféu Maria Felipa é destaque na promoção da estética do povo negro

Este slideshow necessita de JavaScript.

Responsável pela elaboração do troféu do Prêmio Maria Felipa, que será concedido pela vereadora Ireuda Silva (PRB) a 19 mulheres negras na noite desta quarta-feira (25), na Câmara Municipal de Salvador (CMS), o artista plástico Felipe Salutari é destaque na cena cultural soteropolitana pelo seu esforço de enaltecer a estética e a história de matriz africana em seus trabalhos.

Nascido em 26 de junho de 1995, Felipe afirma que começou sua caminhada nas artes influenciado por seu pai, que é artesão e desenhista, e por sua mãe, que escreve poesias.

“As minhas vivências ao lado das mulheres da minha família no tabuleiro de acarajé, a magnitude de cultura e a beleza de meu povo são um conteúdo riquíssimo para minha pesquisa sobre afroncentralidade e afrodisporiedade”, diz o artista, que é estudante de Artes Plásticas na Universidade Federal da Bahia.

Neste ano, serão premiadas 19 mulheres, entre as quais estão a promotora Lívia Vaz, do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação do Ministério Público, a jornalista Rita Batista, a vereadora Marta Rodrigues, D. Ana, uma das primeiras obreiras da Igreja Universal, Carol Machado, coordenadora do movimento Novas Felipas, e Silvana Saraiva, produtora da Feafro.

“Ser mulher não é fácil, ser mulher e negra, menos ainda. Nos últimos meses, temos visto um aumento espantoso de notícias sobre casos de racismo, desrespeito e todos os tipos de agressões contra a mulher, incluindo femincídios. Isso é um sintoma de como a sociedade trata tais minorias”, avalia Ireuda. “Portanto, homenagear mulheres que se destacam na luta contra o preconceito é o mínimo que podemos fazer para reafirmar o nosso posicionamento, lembrar que somos peças fundamentais da história do Brasil e da Bahia e que não desistiremos de buscar melhorar nossas vidas”, acrescenta a republicana.

Além disso, verifique

Moradores de Palmerinha interditam BR-330 e pedem mais segurança no distrito

Share this on WhatsApp Populares interditaram na manhã dessa terça-feira, 23, o trecho da BR-330, ...

Deixe um Comentário