Home / Educação e Cultura / Universidades brasileiras lideram ranking da América Latina

Universidades brasileiras lideram ranking da América Latina

As instituições brasileiras de ensino superior se destacaram no ranking das Universidades da América Latina da Times Higher Education 2018, provedor de dados universitários em todo o mundo que avalia quais são as melhores instituições de ensino da América Latina.

Entre as dez melhores, a brasileiras ocupam 6 posições, tendo a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de São Paulo (USP) respectivamente em primeiro e segundo lugar, mesmas posições de 2017.

Além das duas citadas, estão Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 4º, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 7º, a (Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 9º e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 10º. Outros países neste grupo são Chile, México e Colômbia.

A Universidade Federal da Bahia, por sua vez, só aparece na 30ª colocação. Contudo, entre as instituições brasileiras, a Ufba está na 14ª posição e ocupa o primeiro lugar na região Nordeste.

Apesar do bom desempenho, o diretor editorial dos rankings globais da Times Higher Education, Phil Baty, ressaltou que a crise econômica tem colocado em risco o cenário brasileiro e o potencial do sistema de de Ensino Superior nos próximos anos.

“A profunda pressão financeira sobre suas universidades está prejudicando seu desempenho e atratividade no cenário global e colocando em risco seu imenso potencial”,afirmou o especialista.

No ranking de universidades de países emergentes da Times Higher Education de 2018, as instituições brasileiras apresentaram tendência de declínio. A maioria caiu na tabela pelo segundo ano, apesar de aumentarem sua representação geral.

Além disso, verifique

4° Fórum de leitura na Escola Curumim

Share this on WhatsApp   A Escola Curumim iniciou nessa sexta-feira (20) o 4° Fórum ...

Deixe um Comentário