Home / Bem Estar / Tontura não é sintoma apenas de labirintite, explica otorrino

Tontura não é sintoma apenas de labirintite, explica otorrino

É muito comum o paciente sentir tonturas e associar o incômodo a “labirintite”, mas na verdade, esse sintoma pode indicar outros problemas. Abaixo a otorrinolaringologista da Clínica Dolci, Ana Carolina Cassanti, explica quais são essas diferenças.

Labirintite: inflamação no ouvido interno, conhecido como labirinto, que pode comprometer tanto o equilíbrio como a audição e pode ser desencadeada por alguns fatores. “Podemos dividir as causas da labirintite em virais, que são causadas por infecções por vírus na boca, nariz e vias aéreas; as bacterianas devido ao apoderamento de uma bactéria no labirinto, muitas vezes ligada à meningite e fatores emocionais desencadeadas pelo estresse e ansiedade”, explica a especialista.

Entre os sintomas do problema estão: sensação de pressão e zumbido dentro do ouvido, dor de cabeça, náuseas e vômitos.

Tonturas: Essa perturbação do equilíbrio corporal é um sintoma de labirintite, mas também pode ter outras causas que vão desde diabetes, pressão alta ou baixa, anemia, problemas vasculares, neurológicos até cardíacos. “Por isso, o diagnóstico é fundamental para direcionar o tratamento e a medicação correta”, alerta a otorrinolaringologista.

Durante a fase de diagnóstico, o especialista poderá realizar o exame físico no paciente e, muitas vezes, solicitar exames complementares que ajudarão a elucidar a causa específica do sintoma.

“Vale lembrar que se alimentar a cada três horas, hidratar-se com aproximadamente 2 litros de água diariamente, não fumar, dormir bem e restringir o consumo de cafeína e alimentos que agem como estimulantes, como café, chá preto, chocolate, bebidas alcoólicas e até refrigerantes ajudam a amenizar os sintomas do problema,” finaliza Ana Carolina.

Além disso, verifique

Fugiu da dieta no fim de semana? Cinco dicas para compensar os exageros na alimentação

Share this on WhatsApp De cara, os nutricionistas avisam: é difícil compensar um fim de ...

Deixe um Comentário