Home / Destaque / Grande quantidade de lama misteriosa aparece em praias e afeta economia de cidade turística do sul da BA

Grande quantidade de lama misteriosa aparece em praias e afeta economia de cidade turística do sul da BA

Uma grande quantidade de lama tem aparecido misteriosamente nos últimos meses nas praias de Nova Viçosa, cidade turística do extremo sul da Bahia. O problema, cuja causa ainda não foi determinada, tem afetado a economia local, que é baseada na pesca e no turismo. A prefeitura criou uma comissão para apurar o caso.

Para os moradores da cidade, a lama, que fica dentro do mar, é resultado da dragagem do Canal do Tomba, em Caravelas, feita pela empresa Fibria. A dragagem é um processo feito há 14 anos, de novembro a março, para facilitar a circulação da barcaça, um navio de fundo plano construído principalmente para o transporte de mercadorias pesadas, que escoa a produção de eucalipto da região para o Espírito Santo.

“Não é uma lama normal, isso não é da natureza. Está vindo de empresas na nossa praia. Cinquenta por cento da nossa cidade vive da pesca e outros 50 % do turismo. Essa lama está afetando os dois setores da cidade”, pontou Antunes Monteiro, líder comunitário. Segundo a bióloga Carla Duarte, a lama afeta o ecosistema do local. “Os microorganismos que estão ali são soterrados pela lama. Não é uma coisa comum, cotidiana, então a gente já vai calculando esses impactos”, disse.

Além disso, verifique

Após luta contra o Alzheimer, ex-atriz da TV Globo morre no Rio de Janeiro

Share this on WhatsApp Morreu na manhã desta terça-feira (19) no Rio de Janeiro a ...

Deixe um Comentário