Home / Esporte / Atleta de 84 anos bate recordes em competições de atletismo e não pensa em parar

Atleta de 84 anos bate recordes em competições de atletismo e não pensa em parar

Flo Filion Meiler participa do treino de atletismo da Universidade de Vermont todas as segundas, quartas e sextas, pontualmente às 9h da manhã. Não seria um fato excepcional se não fosse por um detalhe: Meiler tem 84 anos.

“Quase tenho um ataque cardíaco quando vejo a Flo executando um salto em altura ou um salto com vara. Sempre penso “por favor, que dê tudo certo”. E sempre dá”, disse a treinadora de Meiler, Emmaline Berg.

Atleta há 20 anos, Meiler ganhou sete medalhas em competições para atletas de 80 a 85 anos: ouro no salto com vara, revezamento, pentatlo, salto em altura e obstáculos, e prata no salto triplo e salto em distância.

Ela também fez parte de uma equipe feminina americana que estabeleceu um recorde mundial desta faixa etária, com um tempo de 3 minutos e 18 segundos no revezamento de 4×200 metros (quebrando o recorde anterior em mais de um minuto).

A competição anual reúne atletas com mais de 35 anos. O desempenho surpreendente de Meiler veio após uma viagem de 26 horas de Vermont para Torun, na Polônia, que envolveu três vôos, cinco horas de ônibus de Varsóvia a Torun e uma bagagem extraviada. Se ela ficou cansada, ninguém percebeu. No dia seguinte, a atleta veterana ganhou a primeira medalha de ouro da equipe dos EUA, no salto em altura.

Quando era uma jovem estudante do ensino médio, ela chegou a jogar basquete, mas de forma recreativa. Embora tenha se mantido ativa durante toda a vida, só começou a se dedicar ao atletismo aos 60 anos.

Sua amiga Barbara Jordan, agora com 83 anos, foi quem a incentivou a entrar para equipe de atletismo sênior. Começou sem acreditar que daria certo e, 24 anos depois, segue firme nas pistas.

Meiler começou correndo. Poucos anos depois, estava em uma competição e começou a observar os atletas do salto com vara.”Sabe de uma coisa? Acho que posso fazer melhor que isso”, pensou.

Logo depois, se inscreveu em aulas para aprender a saltar. Não demorou para virar fera na modalidade.

Quando não está treinando ou competindo, Meiler dá palestras em Vermont para falar sobre a importância do esporte e da atividade física. Ainda sobra disposição para jogando tênis e dançando com o marido, 26 anos mais jovem.

“O atletismo é a ferramenta que Flo encontrou para dizer ao mundo que ela pode fazer o que quiser. Ela é inspiradora”, disse Berg.

Além disso, verifique

Jogador Casillas sofre enfarte e passa por cirurgia

Share this on WhatsApp O goleiro espanhol Iker Casillas sofreu um enfarte na manhã desta ...

Deixe um Comentário