Home / Bem Estar / 1 milhão de pessoas contraem doenças sexualmente transmissíveis por dia, alerta OMS

1 milhão de pessoas contraem doenças sexualmente transmissíveis por dia, alerta OMS

Mais de 1 milhão de pessoas contraem doenças sexualmente transmissíveis por dia em todo o mundo. Assim, segundo a OMS, os níveis de clamídia, gonorreia, triconomíase e sífilis são os mais preocupantes.

A grande maioria das doenças são fáceis de prevenir e curar, mas algumas – em particular a gonorreia – estão envolvendo superbactérias cada vez mais difíceis de tratar com antibióticos. O alerta foi preceituado pela própria OMS em um relatório.

O relatório, baseado em dados globais de 2016, também denotou dados alarmantes. Mostrou que, entre homens e mulheres de 15 a 49 anos, houve 127 milhões de casos novos de clamídia em 2016, 87 milhões de gonorreia, 6,3 milhões de sífilis e 156 milhões de triconomíase.

Peter Salama

Peter Salama, diretor-executivo da OMS para cobertura de saúde universal, disse que os dados apontaram a necessidade de “um esforço combinado para garantir que todos em todos os lugares tenham acesso aos serviços de que precisam para evitar e tratar estas doenças debilitantes”.

Normalmente, as doenças sexuais causadas por bactérias podem ser tratadas com remédios de fácil acesso. Contudo, o estudo da OMS disse que uma escassez recente no suprimento global de benzilpenicilina benzatina dificultou o controle da sífilis.

Segundo EBC, a resistência crescente a tratamentos de gonorreia também é uma ameaça de saúde cada vez maior. Tim Jinks, especialista em doenças infecciosas da instituição de caridade global britânica Wellcome Trust, disse que o aumento nos casos de ISTs é alarmante, especialmente tendo em conta que alguns antibióticos estão se tornando menos eficientes devido à resistência.

Além disso, verifique

Trabalhar sentado pode anular benefícios de se exercitar

Share this on WhatsApp É sabido que o sedentarismo prejudica a saúde. Mas uma nova ...

Deixe um Comentário