Home / Destaque / Itabuna: Saúde de mal a pior e pode ficar sem pediatria pelo SUS

Itabuna: Saúde de mal a pior e pode ficar sem pediatria pelo SUS

Itabuna pode ficar sem pediatria pelo SUS caso a pendência entre a Prefeitura e a Santa Casa, em torno do contrato com o Hospital Manoel Novaes, não seja resolvida. A entidade já deu a entender, em nota, que está ficando sem condições de prestar atendimento na unidade, que ficou sobrecarregada, depois que o prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, resolveu cancelar o contrato com o Cemepi, o centro médico, que atendia crianças exclusivamente pelo SUS, foi obrigado a fechar as portas. Toda a demanda passou então para o Manoel Novaes, sem acréscimo nas verbas.

A Santa Casa mostrou seus números em reunião do Conselho Municipal de Saúde, onde estava o Secretário de Saúde da cidade, e provou que a situação é crítica, porque 90% dos atendimentos no Manoel Novaes são feitos pelo SUS, de pacientes vindos de toda a região.

Dinheiro desaparece

O que ninguém entende é por que falta dinheiro para o atendimento infantil no Manoel Novaes se a Prefeitura não está gastando o que deixou de enviar ao Cemepi e o que economizou ao restringir o atendimento da UPA. O dinheiro continua vindo do governo federal, em dia.Só existem três hospitais que fazem cirurgia infantil na Bahia e o Manoel Novaes é um deles, ao lado do Hospital Martagão Gesteira, em Salvador, e o Estadual da Criança, em Feira de Santana. Além disso, é referência nacional em partos de alto risco e amamentação.Também é o único hospital no interior capaz de realizar atendimento de oncologia pediátrica, recebendo pacientes de todo o estado. Com tudo isso, a Santa Casa informa um déficit de R$ 1,4 milhão mensal, boa parte do Manoel Novaes, que poderia receber a verba que ia para o Cemepi. Fonte: Jornal A Região

Além disso, verifique

Jovem pula de viaduto em Valéria de Salvador e é salvo por equipe da Via Bahia

Share this on WhatsApp Em ação conjunta, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Via Bahia ...

Deixe um Comentário