Home / Destaque / Itabuna-BA: Diante do fechamento da Maternidade Ester Gomes Justiça é acionada para cobrar retorno de atendimentos

Itabuna-BA: Diante do fechamento da Maternidade Ester Gomes Justiça é acionada para cobrar retorno de atendimentos

Diante do fechamento das portas da Maternidade Ester Gomes, na última sexta-feira (4), para os serviços de obstetrícia que são oferecidos a população de Itabuna e Região, o Secretário de Saúde de Itabuna, Uildson Nascimento, esclarece que trata-se de um fechamento sem sentido e que só traz prejuízos para população carente que necessita dos serviços. Diante da situação, ele acionou a justiça na tarde desta segunda-feira (7), para que a maternidade volte a atender pacientes do serviço de obstetrícia, e que só depois da sua reabertura a direção volte a discutir contratualização com o município. 
E explica: “Por questões burocráticas, ao assumir a pasta, no início de setembro, foi cancelado o Chamamento Público que ocorreria ainda no referido mês, e que resultaria na renovação do contrato. Vale ressaltar que mesmo sem o chamamento/contrato, o pagamento da Maternidade continuou sendo feito, sem nenhuma interrupção”. E completa: “Insatisfeita, a direção da Maternidade acionou a Justiça para obrigar o Município a apresentar o contrato, mas o fato é que em nenhum momento o município se negou, apenas houve atraso no chamamento”. 
Ainda de acordo com o Secretário Uildson Nascimento, a Justiça deu um prazo de 15 dias – que vence nesta segunda-feira (7) -, para que o município apresentasse o contrato. “A direção do hospital não esperou vencer este prazo. Achou melhor se antecipar suspendendo os serviços de obstetrícia logo na sexta-feira (4)”. E lamenta o constrangimento desnecessário: “A Maternidade agora passou a se recusar a assinar, por ser mais conveniente acionar a justiça para que entre em vigor o contrato no valor do repasse que ela solicita de R$ 700 mil, e não o de R$ 365 mil, que é direito via tabela SUS”.

Além disso, verifique

Vigilância Epidemiológica mapeia quem esteve com Augusto Castro nos últimos dias

Share this on WhatsApp Uma equipe do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Itabuna já está ...

Deixe um Comentário