Home / Destaque / Jornalistas defendem Maju após site contar ‘erros de português’: ‘Racismo puro’

Jornalistas defendem Maju após site contar ‘erros de português’: ‘Racismo puro’

Na última quarta-feira (9), o site Notícias da TV, comandado pelo colunista Daniel Castro, publicou uma matéria em que contabilizou a quantidade de “erros  de português” da jornalista Maju Coutinho, que estreou na última semana como âncora do “Jornal Hoje”. Na nota, o veículo apontou que a profissional “tem errado muito, o que disparou o alerta na emissora”. Pontuou ainda que “seu nervosismo foi assunto de reunião dos principais diretores de Jornalismo da Globo”.

Na internet, a matéria repercutiu negativamente e o conteúdo foi apontado como racista. Inclusive, diversos jornalistas saíram em defesa da colega. “Sou muito fã do trabalho e da pessoa @majucoutinho. Tenho 35 anos de serviços prestados à TV. Erro toda semana. Já vi várias colegas errando. Mas nunca vi ninguém contando erro de ninguém. @majucoutinho toda minha torcida! A bancada é sua. A tarefa é grande, e você também!”, escreveu Astrid Fontenelle, apresentadora do “Saia Justa” do GNT.

“Quantos jornalistas brancos tiveram seus erros gramaticais contabilizados em matéria do UOL? Sabe qual o nome desta obsessão em encontrar erros que nos coloquem num lugar subalterno? Racismo, puro e simples”, apontou Thiago Amparo, colunista da Folha de S. Paulo.

“O que está acontecendo com a #MajuCoutinho é o reflexo do quanto mulheres pretas são subestimadas o tempo todo. Deslizes ao vivo só não são tolerados quando somos nós o destaque. Matérias tendenciosas e racistas não merecem o meu clique. Máximo respeito, Maju. Tô contigo!!”, completou Gabi Coelho, do portal G1 e Voz da Comunidade.

Aqui na Bahia os protestos ao conteúdo também aconteceram. Durante a última edição do “Bahia Meio Dia”, Jéssica Senra – em um link ao vivo com a própria Maju – saiu novamente em sua defesa. “Com a prática a gente aprende, a gente melhora. A gente cresce e é assim para mim todos os dias”, disse. A baiana já tinha feito um texto enaltecendo as qualidades da colega (veja aqui). Aparentemente surpresa com a abordagem, Coutinho apenas retribuiu: “Que lindo começar com essas palavras. Pois é. Só erra quem se arrisca”. Assista aqui

Além dela, Maíra Azevedo, a Tia Má, também fez um post. “E quando ela ocupa a TV, eu me vejo, me reconheço! Para @majucoutinhoreal meu muito obrigada… você só é FANTÁSTICA justamente porque É REAL!”, enalteceu. Monique Evelle postou uma reflexão. “A excelência só é questionada quando incomoda quem sempre fez a manutenção dos velhos costumes (racismo, machismo, lgbtfobia etc). @majucoutinhoreal parabéns! Você me inspira!”. Confira alguns recados de outros usuários das redes sociais:

Marcelo D. M.@mdavidmacedo

Quando a ótima Renata Lo Prete estreou no Jornal da Globo cometia tantos erros que era impossível contar, e não me lembro de ter visto à época uma matéria tão safada como essa. O cara CONTOU os erros da Maju e botou no texto.

E eu nem imagino o motivo rs https://noticiasdatv.uol.com.br/mobile/noticia/daniel-castro/nervosismo-de-maju-coutinho-no-jornal-hoje-acende-alerta-na-globo-30001.amp?__twitter_impression=true …Nervosismo de Maju Coutinho no Jornal Hoje acende alerta na GloboAposta da Globo para renovar o Jornal Hoje e alavancar o ibope vespertino, Maju Coutinho não está conseguindo esconder a pressão. Ela tem errado muito na apresentação das notícias. Seu nervosismo foi…noticiasdatv.uol.com.br7.27313:15 – 9 de out de 2019Informações e privacidade no Twitter Ads1.866 pessoas estão falando sobre isso

Mariana Spinelli@marianaspinelIi

Sabe o que mais me dói? Imaginar a Maju em casa vendo tudo isso. Faça o exercício de imaginar o humano mesmo, reagindo a tudo isso. O machismo, o racismo, o absurdo escancarado. Porra, é uma pressão absurda, um trampo dificílimo e isso não é justo com ela. Com ninguém https://twitter.com/hialley/status/1181993608230113282 …Hialley Gouveia@HialleySônia Abrao falando sobre a inexperiência da Maju Coutinho. #ATardeÉSua1.06619:37 – 9 de out de 2019Informações e privacidade no Twitter Ads218 pessoas estão falando sobre isso

Madame Diva Socialista @TodaNayumi

#MAJUCOUTINHO apresenta o JH com personalidade e com muita competência!!!!
Quem é a perfeição em forma de qualquer coisa que atire a primeira pedra..
BOA NOITE1820:36 – 9 de out de 2019Informações e privacidade no Twitter AdsVeja outros Tweets de Madame Diva Socialista 

POSICIONAMENTO DA GLOBO

A Rede Globo emitiu uma nota, atribuída a Ali Kamel, diretor-geral de Jornalismo, sobre a matéria e negou que “um alerta” está aceso. Além disso, criticou o portal pelo conteúdo. “Defini-la como Daniel Castro a definiu revela apenas os preconceitos do próprio jornalista”. Confira a nota:

“É falsa a informação de que houve a reunião mencionada no comentário de Daniel Castro. Não houve reunião, Maju Coutinho tem brilhado na apresentação do Jornal Hoje, superando todas as melhores expectativas. O Jornal Hoje, com Maju, e em horário diferente (começa e termina mais tarde), teve crescimento de audiência considerando a faixa horária.

“É espantoso que um jornalista especializado em TV não entenda a diferença entre a linguagem de improviso e aquela lida de um teleprompter. Por último, e fundamentalmente, Maju Coutinho não é apenas uma profissional querida, simpática, humilde e alegre, como a define o jornalista. Ela é antes uma jornalista brilhante, talentosa, absolutamente preparada, que chegou ao Jornal Hoje exclusivamente por seus méritos profissionais. Defini-la como Daniel Castro a definiu revela apenas os preconceitos do próprio jornalista”.

Além disso, verifique

Vigilância Epidemiológica mapeia quem esteve com Augusto Castro nos últimos dias

Share this on WhatsApp Uma equipe do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Itabuna já está ...

Deixe um Comentário