Home / Política / Deputado José de Arimateia faz balanço de trabalho em 2019

Deputado José de Arimateia faz balanço de trabalho em 2019

Empenhado em seu compromisso com a população baiana, o deputado estadual José de Arimateia (Republicanos) utilizou os últimos dias do ano para fazer um balanço de toda a sua atuação parlamentar em 2019. Entre Audiências Públicas, Sessões Especiais, Projetos de Lei, Moções, visitas de fiscalização, ações, participações em eventos e homenagens recebidas em reconhecimento ao seu trabalho, Arimateia acumulou 105 atuações na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Em 2019, as bandeiras de atuação do deputado Arimateia estiveram sempre em evidência no seu trabalho, além de outros assuntos de interesse do povo baiano. Ao todo, o parlamentar promoveu 11 Audiências Públicas, oito Sessões Especiais, apresentou 27 Moções, entre Congratulações e Aplausos, Repúdio e Pesar, inspecionou 16 barragens e açudes baianos, promoveu e/ou participou de 35 ações e eventos, teve dois Projetos de Lei aprovados na Casa Legislativa, além de ter recebido seis homenagens em reconhecimento à sua atuação parlamentar.

Pela saúde, José de Arimateia destacou, através de Audiências Públicas, a situação do lúpus na Bahia, colocou em pauta o saneamento básico no estado e levantou grande discussão sobre o caos na saúde pública de Itabuna, tanto em Plenário, quanto nas redes sociais e in loco. O deputado ainda celebrou o Dia Internacional da Optometria com Sessão Especial e homenageou, através de Moções, Farmacêuticos, o Hospital Aristides Maltez, o Hospital Geral Roberto Santos, o Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (CEDEBA), a Apae e a Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, além destacar a importância da conscientização sobre o autismo.

Dois Projetos de Lei da autoria de Arimateia também foram aprovados na Casa das Leis. O 21.726/2015, que institui a Semana de Conscientização sobre a Tuberculose, a ser programada anualmente entre os dias 22 e 28 do mês de março, e o 20.365/2013, que institui a Semana Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto na Bahia. Além disso, o republicano promoveu ações e se manteve atualizado em eventos no setor da saúde por 13 vezes, com destaque para a entrega de ambulâncias para Alagoinhas e Vitória da Conquista, a visita à sede da Fiocruz e ao Departamento de Geriatria e Gerontologia do Hospital Municipal Barata Ribeiro, ambos no Rio de Janeiro, além da reunião com o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, no Ministério da Cidadania, em Brasília.

No âmbito do meio ambiente, o grande destaque de atuação de José de Arimateia foi, como Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da ALBA, liderar visitas de inspeção a todas as barragens e açudes baianos apontados pela Agência Nacional de Águas (ANA) como em risco, além de outros sobre os quais o parlamentar recebeu denúncias e pedidos de visitas, e da Barragem do Quati, que rompeu em julho, totalizando 16 inspeções. O esforço, elogiado pelo Presidente da ALBA, deputado estadual Nelson Leal (PP), resultou em um grande e detalhado relatório, apresentado em Sessão Especial, a pedido do mesmo parlamentar.

Em Audiências Públicas, Arimateia trouxe à pauta da Comissão de Meio Ambiente as Bacias Hidrográficas da Bahia, além da Saúde, Doenças Vetoriais e Meio Ambiente, Contaminação da Água por Agrotóxicos, a situação do Rio Utinga, além de ter dado voz ao Movimento dos Atingidos por Barragens e discutido sobre a Segurança das Barragens da Bahia. O republicano homenageou ainda o IBAMA através de Moção e participou de oito ações e eventos sobre meio ambiente, com destaque para o VI Congresso Nacional de Educação Ambiental, a Semana Latino-americana e Caribenha sobre Mudança do Clima e o 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental da ABES.

Pata trabalhar com mais firmeza pelos direitos dos idosos, José de Arimateia lançou em 2019 a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e participou do lançamento de uma Frente semelhante no Congresso Nacional, em Brasília, presidida pelo deputado federal Ossésio Silva (Republicanos). A Semana do Idoso Empoderado foi a ação-destaque do ano desta bandeira de atuação, pois em homenagem ao dia comemorativo deles, reuniu, durante sete dias, idosos de diversos cantos do estado para atividades lúdicas, palestras sobre saúde e reforço do seu empoderamento. A atividade culminou com a Sessão Especial pelo Dia do Idoso, na ALBA.

Outro ponto que merece destaque é a reunião entre a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO), presidida pela deputada federal Lídice da Mata (PSB) para discutir políticas públicas para a terceira idade do estado, a convite da mesma parlamentar. Arimateia ainda teve um encontro com a Ministra dos Direitos Humanos Damares Alves sobre soluções para a violência contra os idosos na Bahia, além de participar da 5ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa. O parlamentar fechou o ano com chave de ouro, ao ser empossado como Secretário Estadual do “Idosos Republicanos”, agremiação do Partido Republicanos em militância pelos direitos da pessoa idosa.

Em atenção à causa animal, José de Arimateia realizou mais uma feira de adoção, em alusão ao Dia Nacional dos Animais, celebrado em abril. Pelo terceiro ano, o deputado promoveu também a Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais, em alusão à Lei Estadual 13.472/2016, de sua própria autoria, na qual incluiu atividades diversas, como palestra educativa para crianças, coleta de doações de rações e toalhas para cães e gatos carentes, discussões, distribuição de panfletos e movimentações nas ruas em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna e Itaberaba.

O republicano foi ainda a Minas Gerais para participar de debates sobre os Avanços da Proteção Animal e os Desafios no Brasil, tanto na Assembleia Legislativa, quanto no Ministério Público do estado. Ele promoveu ainda as Audiências Públicas em Defesa da Fauna Doméstica e Silvestre da Bahia e a Implantação do primeiro Hospital Público Veterinário de Salvador. Arimateia fechou o ano com chave de ouro, quando conseguiu arrecadar 707 kg de ração para cães e gatos carentes com o a Campanha Natal Solidário Pet, realizada em Salvador, Feira de Santana, Itabuna e Itaberaba.

Outros pontos de destaque neste ano de intenso trabalho do deputado José de Arimateia foram as Sessões Especiais para outorga da Comenda Dois de Julho aos Brigadeiros-do-Ar Ary Soares Mesquita, Márcio Bruno Bonotto e Francisco Joseli Parente Camelo, além do Desembargador Baltazar Miranda Saraiva, que também foi homenageado pelo parlamentar com o Título de Cidadão Baiano. Arimateia também celebrou em Sessão Especial Conjunta com outros deputados o Dia da Bíblia e o Dia da Juventude.

Ele se manifestou também, através de 18 Moções, em homenagem ao Diretor do departamento de Esporte da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer de Feira de Santana, aos aniversários das Rádios Sociedade e Princesa FM, do mesmo município, além de aniversários da Igreja Universal e de emancipação política de diversos municípios baianos, em repúdio a manifestações de intolerância religiosa praticados pela Marcha Incomode e pesar pelo falecimento da ex-vereadora de Vitória da Conquista, Doutora Ilza Matos.

Em reconhecimento à importância de sua atuação parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, o deputado José de Arimateia foi homenageado por seis vezes. Em abril, ele ganhou o Troféu Amigo dos Renais, da Associação de Pacientes Renais Salvador (ASPARES/BA), já em setembro, ele foi homenageado pela Central de Líderes Comunitários. No mês seguinte, Arimateia foi condecorado com o Título de Personalidade Honoris Causa da Optometria, pelo Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO) e, de surpresa, com o Título de Cidadão Conquistense, pelo vereador Sidney Oliveira (Republicanos). Já em novembro, o deputado recebeu o Certificado de Amigo do IPAM (Instituto de Proteção Ambiental Nacional). No último mês do ano, Arimateia recebeu uma homenagem da Marcha Mundial da Paz e Não-Violência.

Foto: Cris Oliveira

Link: http://josedearimateia.com.br/geral/deputado-jose-de-arimateia-faz-balanco-de-trabalho-em-2019/

Além disso, verifique

Gongogi: Vereador é baleado em invasão à residência por grupo encapuzado

Share this on WhatsApp Um vereador de Gongogi, no Médio Rio de Contas, sul do ...

Deixe um Comentário