Home / Bem Estar / Como acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido

Como acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido

Como-perder-Barriga

A maneira como o seu corpo transforma as calorias em energia tem grande influência sobre o seu peso. Estamos falando aqui do metabolismo, e você pode perder mais peso quando consegue acelerá-lo. Mas como acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido?

No artigo abaixo você descobrirá como acelerar o seu metabolismo de maneira saudável e eficaz.

1 – Alimente-se várias vezes durante o dia

Quando você passa muito tempo sem comer, o seu organismo sofre períodos de catabolismo, então ele é obrigado a recorrer às reservas de nutrientes e procura economizar energia. O fato é que seu metabolismo diminui, ocorre menos queima de calorias e você não perde peso.

Para evitar tal tragédia, o ideal é você comer pequenas quantidades várias vezes ao dia, assim o seu corpo manterá o metabolismo funcionando normalmente. Outra coisa: ao comer várias vezes ao dia, seu organismo gastará mais energia para fazer a digestão, então você perderá mais calorias.

2 – Beba bastante água durante o dia

A água mantêm o corpo hidratado, e isso é importante para manter as reações químicas do organismo otimizadas. Quando seu corpo fica desidratado, seu metabolismo cai.

Como já discutimos aqui no Emagrecimento Urgente, beber água gelada emagrece, isso acontece porque o organismo gasta mais energia para “esquentá-la”. Portanto, é importante beber muita água durante todo o dia, e se você bebê-la gelada, conseguirá benefícios ainda maiores.

3 – Praticar exercícios aeróbicos com frequência

Praticar exercícios aeróbicos é uma excelente maneira de aumentar o gasto calórico e acelerar o metabolismo. Mas os benefícios vão além.

Os exercícios aeróbicos aceleram o metabolismo não apenas durante a prática do exercício propriamente dito. Em alguns casos o metabolismo basal pode permanecer elevado por até 12 horas, ou seja, você se exercita, mas o seu metabolismo permanece elevado mesmo quando você está em repouso.

4 – Faça treinos de força

Quanto mais massa muscular uma pessoa possui, maior será o seu metabolismo basal. Isso acontece porque os músculos são grandes consumidores de energia.

Para ganhar músculos você pode fazer treinos de força, mas tome cuidado, antes de começar a treinar procure orientação de um profissional de saúde qualificado.

5 – Evite o consumo de carboidratos de alto índice glicêmico

Os alimentos ricos em carboidratos de alto índice glicêmico são digeridos muito rapidamente, então acontece uma grande liberação de glicemia no organismo, o que pode resultar em picos glicêmicos. Isso provoca uma fome enorme, e uma grande vontade de comer doces.

Para evitar o problema evite comer açúcar branco, arroz branco, pão francês, dentre outros alimentos ricos em carboidratos de alto índice glicêmico. Prefira sempre comer alimentos integrais ricos em carboidratos de baixo índice glicêmico.

6 – É importante ingerir muitas proteínas

Isso não quer dizer que você precisa aderir à dieta das proteínas; quer dizer apenas que é importante ingerir bastante proteínas, pois elas são utilizadas pelo organismo para construir os músculos. Além disso, elas aumentam o tempo de digestão dos carboidratos, evitando os picos glicêmicos e provocando maior gasto de energia.

7 – Consuma pequenas quantidades de gorduras boas

As gorduras podem fazer você ganhar peso, mas seu organismo precisa delas, portanto, consuma sempre pequenas quantidades de gorduras boas, pois elas ajudam a aumentar a sensação de saciedade e otimizam o metabolismo, provocando maior queima de gordura — isso mesmo! As gorduras boas, em pequenas quantidades, podem levar o metabolismo a queimar ainda mais gorduras.

São fontes de gorduras boas: óleo de coco, abacate, nozes, castanhas e azeite de oliva.

8 – Dê valor ao seu sono

O sono é essencial para uma vida saudável, e se você deseja perder peso com saúde, precisa dormir bem. Quando você dorme mal, a tendência do seu metabolismo é ficar lento, além disso, uma pessoa exausta não consegue realizar suas tarefas diárias, e muito menos consegue fazer exercícios, portanto, o risco de engordar se torna muito maior.

9 – Nunca pule o café da manhã

O café da manhã garante energia ao organismo, evitando que ele seja obrigado a economizar. Portanto, o café da manhã é uma refeição extremamente importante, pois evita a lentificação do metabolismo, e evita também que você fique com muita fome e acabe exagerando na próxima refeição.

Conclusão

Agora que você já sabe como acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido, pode começar hoje mesmo a mudar os seus hábitos, mas é importante ter em mente que os resultados não virão da noite para o dia, é preciso ter perseverança e manter os bons hábitos ao longo do tempo, assim seus resultados serão mais interessantes e duradouros.

Além disso, verifique

Autoexame e prevenção do câncer de mama

Share this on WhatsApp​ Manter hábitos saudáveis é a melhor forma de prevenir o câncer ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *